Entre o dia e a noite, este vídeo mostra uma Santarém inédita no início do século XXI
Santarém é o cenário de um novo vídeo com imagens captadas em 40 locais diferentes no planalto escalabitano e na área urbana nas imediações da cidade. Foram usadas cerca de 6000 fotos diurnas e nocturnas para criar um pequeno filme em timelapse com pouco mais do que três minutos de duração.
“As primeiras imagens foram obtidas em Abril" de 2021, conta Pedro Costa, o realizador, um autodidacta de 38 anos, natural de Santarém, que aproveitou “os intervalos do emprego, longe da cidade".
Em Maio estava concluída uma primeira versão, mas “resolvi aguardar pela nova iluminação do tabuleiro da Ponte D. Luís”, após o anúncio por parte dos municípios de Santarém e Almeirim, concelhos que partilham a travessia do rio Tejo.
A espera acabou por ser benéfica. Permitiu a inclusão de “locais que à partida não estavam nos planos”, conta Pedro Costa. Exemplo disso: o complexo aquático ou a Feira do Ribatejo/Feira Nacional de Agricultura, na antiga Quinta das Cegonhas, actual CNEMA, Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Pedro lamenta que a maioria dos monumentos da cidade se encontrem sem iluminação nocturna, ou que grande parte dela esteja mesmo “fundida”, como as igrejas de Santo Estevão (do Santo Milagre) ou da Misericórdia, no centro histórico. Na Ribeira de Santarém, em redor da Igreja de Santa Cruz, “a iluminação superior só liga passado largos minutos depois da restante. Cada monumento parece ter regras próprias para os dias em que dá à luz”, ironiza.
A montagem do vídeo obrigou, por vezes, “várias idas ao mesmo local para fotografar de ângulos diferentes”, como o Largo do Seminário, onde foram recolhidas imagens em quatro locais distintos. “Levantei-me muitas vezes de madrugada para apanhar o nascer do Sol”, conclui Pedro que diz ter deparado em alguns dias com um amanhecer “brutal”, embora fosse “frustrante” a ausência de nuvens no ponto que procurava.
informações legais
A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.