O documentário ‘Amateur’, sobre a vida e obra do fotógrafo Carlos Relvas foi ontem apresentado, em antestreia, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
O filme sobre o pioneiro fotógrafo do século XIX, responsável pela construção de uma estrutura única no Mundo, erguida de raiz, hoje conhecida como Casa-Estúdio Carlos Relvas, segue o percurso de uma das figuras centrais da história da fotografia portuguesa.
Ao longo de 120 minutos, ‘Amateur’, realizado por Olga Ramos, “vai dar visibilidade ao trabalho técnico e artístico de Relvas através dos seus retratos realizados no estúdio de luz natural da Golegã e em exteriores no Ribatejo, Lisboa, Porto e no estrangeiro. Imagens que nos trazem com surpreendente vivacidade espaços e vivências com mais de 100 anos”, realça a sinopse da fita.
Carlos Relvas (1838-1894), “auto-intitulava-se fotógrafo amador porque considerava que assim se devia denominar quem amava a fotografia e a desenvolvia por pura paixão”. Foi “um homem de cultura e inovação, que deixou um impressionante legado de aproximadamente 12 mil fotografias”, que “no entanto são pouco conhecidas em Portugal e no Mundo”, segundo a produtora do filme, b'lizzard.
“Este filme tem como objectivo recolocar a fotografia no tempo, integrando-a como objecto de estudo científico e artístico na história da modernização em Portugal”, acrescenta.
Grande parte do espólio de imagens deixado por Carlos Relvas tem sido restaurado ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal da Golegã, também responsável pela Casa-Estúdio, um edifício apontado como uma peça fundamental na história da fotografia a nível mundial.
O documentário conta com testemunhos de Alexandra Encarnação, Emília Tavares, Filipe Alves, France Scully, José Luís Neto, Luís Pavão, Margarida Medeiros, Maria do Carmo Séren, Mark Osterman, Rute Magalhães e Sérgio Mah.
informações legais
A marca e o sítio estão protegidos por direito de cópia (© Copyright). A proveniência de textos, imagens, som, vídeos e outros conteúdos do sítio foram cedidos pelos seus proprietários de forma livre e legal. Consulte a política de privacidade.